24/04/2012

Encontros e Desencontros

(post escrito no dia 21/04/2012 no avião, indo para Recife)

Desde o relato de noite mágica na qual um amigo teve a oportunidade de ver um show do Paul McCartney no Maracanã, ansiava pela mesma oportunidade. Após anos de espera, finalmente o Paul voltou ao Brasil em 2010. Seu primeiro show seria em Porto Alegre, no dia do meu aniversário. Nada mais especial, certo? Exceto que na época eu não estava morando no Brasil. Palavras talvez não consigam exprimir todos os planos mirabolantes e sentimentos que se passaram por mente e coração. Por fim, a razão falou mais alto e só pude acompanhar com muita tristeza os maravilhosos relatos de meus amigos.

Poucos meses depois, mais um golpe. Macca resolve voltar ao Brasil... e eu continuava morando fora. Azar? Destino? Tentei me treinar para odiá-lo e para aceitar o fato de que nunca iria a seu show. Minha resignação cresceu um pouco mais quando recebi um e-mail de uma amiga falando que Paul iria tocar em Março deste ano na Antuérpia, cidade onde estava morando... até Julho do ano passado! Eu e Paul mais uma vez tinhamos feito caminhos inversos. Sem comentários...

Mas ai, out of the blue, de supetão ele ressurge no Brasil! E dessa vez eu estava aqui. Tudo bem que a milhares de Km de distância, mas... Eu quase desisti de comprar. No mínimo ia rolar algo que impediria o show de acontecer! Mas minha irmã fez minha cabeça e acabei comprando. E aqui estou, no avião, escrevendo essa história. Lógico que gostaria de compartilhar essa experiência com todos aqueles amigos que sabem da minha saga e da minha admiração por esse gênio. Porém esse compartilhamento terá que ser somente através de minhas atrapalhadas palavras.

20/10/2011

Eric Clapton e São Paulo

Adoro São Paulo.
Tudo bem que não moro lá, então não tenho que me estressar com seu transito caótico, etc.
Mas sempre que vou lá tenho uma experiência positiva.
E essa pequena viagem foi mais uma dessas experiências.
Rever uma grande amiga, compartilhar com outros o show, conhecer gente nova.

Primeiro o show de abertura foi muito bom.
A sonoridade "suja" da guitarra de Gary Clark Jr foi um excelente contraste com a pureza do som de Clapton. Gostei muito, principalmente quando Gary tocou o clássico de BB Kings, Ten Longs Years
O SHOW.
É assim que posso descrever o show do Eric Clapton.
Valeu a pena demais ir. Um momento mágico. Realmente o cara toca muito!
Um homem de poucas palavras, ele deixa sua guitarra falar por ele. E não precisa mais!
E ainda pudemos ver alguns esboços de sorrisos durante a noite, o que, em se tratando de Eric Clapton, já é um grande feito (até ele se retrata como rabugente em sua biografia).
Difícil escolher alguns destaques, mas Old Love foi SENSACIONAL!

Coloquei abaixo alguns links de pessoas que também foram no show e tem máquinas melhores que a minha! hehheheheh

Curtas de Confins

Já em Confins volto à realidade e a empolgação começa a tomar conta do meu ser. Da última vez que Eric Clapton veio ao Brasil não fui. Não são uma fanática, mas gosto muito de sua música, tenho uns 8 CD´s, DVD´s de shows, já li sua biografia. Com certeza sou fã! heheheh

Mas esse ainda não era o motivo do post. Chegamos a Confins com folga no horário e filas quilométricas para fazer check in. Ainda bem que não precisávamos despachar malas (hábito que aprendi voando na Europa e que admiro cada vez mais), só precisávamos fazer o check in. Nada que as máquinas de auto atendimento não resolvessem. Fomos então a sala de embarque.

Primeiro estranhei a "tranquilidade" do exame das bagagens de mão. Nem precisei tirar líquidos da mala, pessoas passando com cintos, nada muito rigoroso. Mas enfim, é dentro do Brasil. Por enquanto ainda não temos terroristas por aqui, né?

Chegando à sala de embarque, lotada! Achávamos que era só por causa de muitos vôos saindo no mesmo horário, mas na verdade estava rolando.... surpresa... atraso! Isso mesmo! Acreditam? Nosso vôo atrasou em cerca de 3 horas pq o aeroporto do Rio estava fechado.

Nesse período começamos a divagar sobre o aeroporto e a preparação da Copa. Todo mundo está cansado de saber que as coisas tem que melhorar, então só vou pontuar as coisas que influenciaram diretamente em nosso dia:
a) o sistema de som é triste, para não falar qq outra coisa. Já é impossível entender qualquer coisa em português, imagine então em outra língua.

b) a saída da sala de embarque para os gates e entrada no avião. Como ninguém entende nada do som, vimos uma fila se mexendo no horário que era para ser nosso embarque e a seguimos. A sorte é que, quando já estávamos indo em direção a aeronave encontrei um conhecido que trabalhava na companhia aérea e resolvi verificar. Para minha surpresa aquele não era o nosso vôo. E só ai ficamos sabendo que nosso vôo estava atrasado (até então não tinha nenhum aviso no board).

c) Como nosso vôo era próximo ao horário do almoço, não teve jeito e tivemos que comprar algo pra comer na lanchonete da área de embarque. Tudo bem que normalmente as coisas em aeroporto são mais caras, mas pelo menos a qualidade é boa. Bem, não podemos dizer muito sobre essa lanchonete. Além de não ter muitas opções e cobrar preços exorbitantes, ao pedirmos gelo para os refrigerantes quentes, ouvimos essa descrição da atendente: "não tem gelo não. mal tá tendo salgado nesse butiquim".

E que venha a copa!

Divagações de uma pequena viagem

Lá vou eu novamente...
Muitas vezes trilhei esse percurso, sempre com alegria. O caminho para Confins.
O ônibus mal inicia o trajeto e os pensamentos vão longe...
Impressionante como uma pessoa que se considera bem pé no chão como eu atinge ápices de felicidade sempre que está com os pés nas nuvens!

Volto então à última vez que fiz esse percurso, um anos e quase três meses atrás. Inclusive, o motivo da falta de update desse blog eh pelo efeito da volta; a impressão de ter a alma dividida em duas. Hoje volto a escrever pelo tema inspirador, a ida ao show do Eric Clapton. Ou seja porque talvez as partes estão se reencontrando.

Sem delongas, nos 50 minutos do caminho repasso em flashbacks a experiência inesquecível desse ano fantástico, tão difícil de deixar para trás.

18/07/2011

Fotos Wallonia.

Wallonia

O relato vem essa semana ainda, eu prometo!

12/07/2011

Suica - 7o dia - Interlaken/Trummelbachfalle/Schiltorn

7o dia na Suica foi simplesmente perfeito. Com certeza o dia mais legal de todos. Acordamos cedo, pegamos alguns trens para chegar a Interlaken.
Interlaken eh uma das cidades mais visitadas por turistas por ser o ponto de partida para algumas dos mais famosos Alpes. Nao soh pela beleza natural, mas por todos os tipos de esportes e aventuras que podem ser praticados, seja no verao ou no inverno. Chegamos a Interlaken, mas jah pegamos outro trem para Lauterbrunnen. Hora de comecar a subida.

Em Lauterbrunnen, uma cidadezinha aconchegante, pegamos o onibus para ir ateh a Trummelbachfalle. Esse palavrao na verdade quer dizer que sao cachoeiras de agua das geleiras Eiger, Monch e Jungfraujoch. O primeiro impacto eh ainda no caminho. A beleza natural do lugar eh de deixar qualquer um boquiaberto. Eh um vale todo verde (considerando que eh verao) com dois paredoes rochosos e uma vista dos alpes ainda com neve lah em cima! Sensacional! Fiquei um bom tempo admirando essa paisagem. Outra coisa que me impressionou foi o rio que vai ateh Interlaken. O rio eh cinza, te tao pura e limpida a agua. Um espetaculo!

Para entrar para ver as cachoeiras na atracao tem que pagar, mas vale cada centavo. Sao dez pontos de observacao dentro e fora da montanha, alguns bem lah em cima. Voce tem duas opcoes para subir: no pezao ou com um elevador dentro da montanha!

Apos da visita a essa maravilha, lah fomos pegar um novo onibus para subir um pouquinho mais ateh Stechelberg. A ideia era ir soh ate Gimmenwald, mas para o meu deleite decidimos de ultima hora ir ateh Schiltorn.

Schiltorn fica a 2.970m de altura e de lah eh possivel ter uma visao privilegiada das tres montanhas mais famosas da Suica: Eiger, Monch e Jungfraujoch. Nesse local tambem foi feito um dos filmes de 007 - "On her majesty secret service". A subida jah vale muito a pena e demora cerca de 40 minutos. Pega-se um primeiro bonde ateh Gimmenwald. Troca-se de bondinho e subimos ateh Munster. De lah, pega-se o terceiro bondinho ateh Birg. E de lah finalmente pega-se o ultimo bondinho ateh Schiltorn. O passeio jah vale a pena pela subida. E os ouvidos agradecem por nao ser muito rapido, mas mesmo assim a pressao eh grande (aconselho levar um pacote de chiclete).

Desde o final do seculo 19 varios projetos foram feitos para construir uma railway ateh Schiltorn. O pico jah era famoso entre os alpinistas por sua vista privilegiada, mas os aspectos geograficos da montanha eram um grande obstaculo para a realizacao da obra. Somente na decada de 1960 eh que os cable-cars atingiram a tecnologia necessaria para viabilizar o projeto. Em 1967 eles tiveram sucesso, e o pico pode ser aberto aos turistas. Eh realmente impressionante ateh onde vao as criacoes do ser humano.

N'os demos muita sorte dessa vez pq a visao da montanha estava perfeita. Nao havia nuvens atrapalhando. Tava pra ver muito longe, ateh alguns rios de cidades que passamos no caminho de trem. Impressionante a paz, a calma, e a vista. Eu adoro!!! Neve, 8 graus, uma visao de tirar o folego. Eu ainda me aventurei a ir na parte do inicio da trilha, onde nao tem muros de protecao! E lah ainda fiz guerrinha de bolas de neve com Tia Doris.

Ainda paramos para tomar um cafe (no meu caso um Ovomaltine) no restaurante giratorio Piz Gloria (olha a Glorinha no topo do mundo!). O restaurante faz uma volta completa em 50 minutos. Muito viagem. No local tambem tem uma sala mostrando cenas do filme e dos bastidores do 007. Nao fomos ao Jungfraujoch, vai ficar para a proxima vez, mas acho que foi ateh melhor ter ido a Schiltorn pela visao.

Ao descer paramos em Munster essa cidadezinha a mais ou menos 1300m de altura toda tradicional, com suas casinhas de estilo chalet. Bem tipico Suico. Movimento mesmo, soh dos turistas. A cidade eh linda, tranquilidade soh... daquele jeito que eu soh aguentaria ficar uns dois dias no maximo. Esse tipo de tranquilidade me estressa! hehehhehehe

Entao lah fomos n'os fazendo todo o percurso de bondinhos, onibus, trem ateh chegar em Interlaken. Deixamos para ir lah mais tarde por causa do festival de Jodeling Festival. Eh um festival tradicional com musica tradicional, muita comida, campeonato de jodeling e trajes tipicos. Foi muito bacana ver essa cidade toda transformada. E dependendo da regiao, os trajes sao diferentes. Cada um mais bonito que o outro.

Alem disso, podemos ver os musicos passeando por ai com seus Alpenhorn. Apesar de nao ter o mesmo impacto do que tocar lah em cima nos Alpes, eh um instrumento muito melodioso. Esse trio resolveu dar uma canja no meio da rua!

05/07/2011

Suica - 6 dia - Zurich

E no sexto dia.... ela resolveu "chill out". Era tempo de tirar ferias das ferias!
Passear desse tanto cansa! : )
Entao nesse dia resolvemos acordar sem pressa e fazer um otimo almoco. Depois de muita conversa e baterias recarregadas, fui sola para Zurich.

O dia estava super quente e a previsao era chuva pra tarde. Mas quem se importa? Depois que voce passa quase um ano morando na Belgica, chuva eh soh um detalhe! hehe
Encarei assim mesmo.

Zurich eh bacana, mas pra ser sincera nao me atraiu muito nao. Eh uma cidade super movimentada, cheia de bancos, com sua rua principal abarrotada de lojas e boutiques carissimas. Cidade grande (guardada as devidas proporcoes). Os detaques pra mim sao passear pelas ruelas do centro antigo, a Fraumunster com seus maravilhosos vitrais de Marc Chagall.

Porem, o mais legal desse dia foi poder encontrar com a Clarissa. Apesar de breve, nosso encontro foi recheado de risadas e historias de Aiesec, de amigos em comum, de vida na Europa. Fico muito feliz de ver que ela estah super bem na Suica. Meu unico pesar foi realmente a brevidade do encontro. Adorei principalmente a historia hilaria (pq nao eh comigo) da dificuldade de se encontrar llugar para morar em Zurique. Mas esse causo eu conto pra quem me convidar pra tomar uma cachacinha!

Quando voltei para casa de noite, os tios estavam me esperando com sobremesa! Yummy!
Sobre a mesa, comendo sobremesa montamos o plano para o dia seguinte! Esse sim, acho que o 'apice da viagem! Aguardem.

04/07/2011

Suica - 5 dia - Lucerna e Mt. Pilatus

5o dia. Visitamos a famosa Luzern. Para mim, uma das cidades mais agradaveis da Suica. E com certeza, uma das mais visitadas. A cidade estava lotada!

Previsao do tempo anunciava que esse dia seria o melhor de todos na minha viagem: ceu claro e calor. Separamos esse dia especialmente para visitarmos a cidade pq tambem queriamos ir ao Mt. Pilatus. E foi por lah que nossa viagem comecou.

Monte Pilatus (2132m) fica nos arredores de Lucerna e permite uma vista deslumbrante da cidade e do lago Vierwaldstättersee. Existem duas maneiras principais de fazer o passeio, entao optamos pelo seguinte roteiro: subimos de teleferico e descemos de cogwheel train. O teleferico demora cerca de 30 minutos (primeira parte), mas desde jah voce sabe que o passeio vale a pena. A vista eh incrivel! Legal tambem eh que o teleferico passa dentro da floresta e varias vezes no caminho ser possivel ouvir o som dos sinos caracteristicos das vaquinhas. Possivel tambem eh acompanhar a subida dos corajosos que resolvem ir a peh. Corajosos pq soh para subir demora-se cerca de 4 a 5 horas!

Chegamos ao primeiro patamar, que jah eh bem alto. Lah tem um parque com um toboga gigante e atividades como arborismo (aquelas trilhas feitas para andar entre as arvores). Eh lah tambem que mudamos para o bondinho. Esse, bem maior, faz um percurso bem mais ingrime. Nessa hora confirmamos o que temiamos: o monte estava cercado de nuvens e provavelmente nao teriamos uma boa visao.

Dito e feito. Chegamos la em cima e o fomos envolvidos pelas nuvens. A vista maravilhosa nao po^de ser aproveitada, jah que nao dava pra ver nada a um metro de distancia. Mesmo assim nao deixamos de aproveitar. Lah em cima existem dois restaurants e um hotel. Aproveitamos entao para tomar um chocolate quente (a temperatura na montanha eh totalmente diferente, permitindo-nos esse luxo) e um apfelstrudel! Totalmente inesperado tambem foi ouvir um Alpenhorn. Esse instrumento caracteristico da Suica foi realmente feito para as montanhas! Impressionante como seu som se propaga nas alturas. Som melodioso, suave, envolto nas nuvens. Que paz! Nao foi possivel identificar a localizacao do artista, mas nao importa. Seu som deu um brilho especial `a visita.

O Monte Pilatus tambem eh conhecido pela lenda ter sido abrigo de dragoes na Idade Media. Nao, as mulheres feias nao se escondiam lah! Eram dragoes mesmo! Tem inclusive um caminho na pedra com quadros/pinturas explicando as lendas. Nesse momento me senti no livro Hobbit.

Apos uma manha deliciosa, resolvemos voltar para a cidade. Para a descida, fomos de cogwheel train, considerado o trem mais inclinado no mundo! E realmente o percurso eh bem ingrime! E o visual, sensacional! A descida dura cerca de 40 minutos e termina na cidade de Alpnachstad. De lah, pode-se voltar `a Lucerna por trem ou por barco. Fica a seu criterio! Voltamos de trem. Mas nao quer dizer que iamos perder a oportunidade de passear de barco! Pegamos o barco em frente `a estacao para chegar ateh o Verkehrshaus der Schweiz, o museu de transporte da Suica.

O museu de transporte eh um dos mais visitados da Europa e trata de todos os meios de transporte possiveis: trens, barcos, automoveis, onibus, avioes ateh estacoes espaciais! Por abrigar uma colecao vasta, o museu eh enorme e poderia muito bem ocupar um dia inteiro para sua visitacao. Por isso aconselho definir os pontos de interesse e ir direto a eles.

Sugestoes: a) o passeio que explica a construcao do tunel sob o Gotthard, ligando a Suica `a Italia. Ainda eh um dos maiores tuneis da Europa (com 16.4Km). Se nao me engano, foi o primeiro dessa magnetude a passar dentro dos alpes. b) o espetaculo interativo na parte de carros. Essa parte eh muito doida. A sua frente uma parede com varias prateleiras repletas de todos os tipos de carros de varias geracoes. Os carros sao divididos na tela em categorias e os participantes votam qual o modelo que tem interesse em saber mais. Escolhido o modelo, uma elevador hidraulico vai, em real time, ateh o carro e o traz a plateia. Ele eh apresentacao junto com sua historia e peculiaridades. Enquanto ele eh levado de volta, novo carro eh selecionado. Na rodada em que participamos foram escolhidos o Formula 1 e o Mini Cooper (modelo dos anos 70). Tecnologia de automacao que fascina. c) esse pra mim foi o mais divertido do museu, mas confesso que fiquei com dor de cabecao depois. Eh um simulador de voo de um caca que obedece a todas as suas manobras: giros, loops, mergulhos, etc. Nao imaginava que era tao dificil pilotar um ca’ca! Mas as manobras radicais valeram a pena. Demorou mais de uma hora para minha cabeca para de rodar depois! Hehehhehehe

Saindo do museu, pegamos um onibus para o centro da cidade (em Lucerna os onibus sao eletricos – energia limpa, olha que gracinha). Passeamos um pouco pelo centro da cidade e passamos pela famosa Kapellbrücke para voltar a estacao. Essa ponte, que sofreu com um incendio em 1993 mas que foi fielmente reconstruida, eh um dos simbolos mais fotografados da Suica. Ela eh toda de Madeira e contem varios murais contando um pouco da historia do pa’is. Deixamos a cidade jah com o sol se pondo e os bares e restaurant proximos ao rio completamente lotados!

30/06/2011

Suica - 4 dias - Solothurn

Como voces podem ver ateh agora, cada dia teve uma peculiaridade que o tornou especial. O quarto dia nao deixa pra menos. Ficamos na cidade de Solothurn. Eh nessa cidade e seus arredores que se concentra a historia da familia Spichiger.

Essa charmosa cidade, com cerca de 18.000 habitantes, eh considerada a cidade mais barroca da Suica e tudo lah gira ao redor do numero 11. Desde o fato de que o Cantao foi o 11o a se juntar a Confederacao, ao fato de ter 11 igrejas e capelas, 11 fontes historicas, e ter tido 11 torres. Ateh a cerveja local chama-se 11 (Oufi no dialeto) e as escadarias da Catedral sao separadas em lances de 11!

Outro aspecto interessante eh a influencia francesa na regiao, jah que Bonaparte invadiu a Suica e incorporou essa parte ao seu imperio. A isso se devem um pouco da arquitetura e algumas das estruturas da cidade.

Chega de detalhes e vamos ao que interessa. Claro que comecamos o passeio visitando o papai! Ele nao estah lah, mas o urso Urs continua! Fiquei com muitas saudades de papis. Acho que ele iria ficar todo orgulhoso em apresentar seu pa'is. Mas saiba que voce foi muito bem representado por Tia Doris e Tio Sepp!

O nome Urs aqui eh famoso! Urs e Victor eram dois legionarios romanos que foram decapitados em Solothurn por sua crenca catolica. Em homenagem ao seu martirio e a varios milagres associados aos dois, eles foram promovidos a santos. Dai a catedral ser St. Urs Cathedral!

Infelizmente nao pudemos entrar na catedral, pois aconteceu um acidente que queimou parte de seu interior. Porem pudemos subir na sua torre e ter uma visao maravilhosa da cidade.

Logo ao lado da catedral fica o Old Arsenal Museum. O predio foi construido no inicio do seculo XVII e tem uma vasta colecao. Para quem gosta desse tipo de assunto, vale a pena. Tem tantas armaduras e espadas que daria para fazer um exercito! O destaque da colecao para mim foi um grande relogio da primeira grande guerra mundial. Fala serio, eh minha cara! Os detalhes sao fantasticos! Eu quero um!

Apos a visita ao museu, pausa para o cafe e a torta de Solothurn! OMG! Essa torta eh uma bencao! Pra mim ela eh melhor que muito chocolate (bold statement). Dah agua na boca soh de olhar na foto. Agora eh aguardar a visita dos tios no Brasil para saborea-la novamente.

Passeamos mais sobre as estreitas ruas do centro e seguimos em direcao `a cervejaria. A Oufi Bier lembra as nossas cervejas pilsner (apesar de eu nao entender nada do assunto, talvez o Juninho possa elaborar mais sobre o tema). Melhor do que a cerveja eh seu slogan. Achei simplemente sensacional. THE POWER OF POSITIVE DRINKING. Com um slogan desses, essa cerveja vai longe!

Meio litro de cerveja depois, eh hora de caminhar mais! Queimando o alcool e a torta, por favor! hehehhehe A cidade de Solothurn ainda tem algumas torres e pedacos das muralhas ainda bem preservadas. Fiquei viajando no tempo em que os burgos existiam e imaginando como deveria ser a vida naquela epoca (devia ser uma porcaria, especialmente para n'os mulheres. Os homens pelo menos podiam usar armaduras e duelar com espadas ao inves de armas de fogo - muito mais legal).

Esse dia foi mais light, mas muito importante para nos preparar para o que vinha pela frente. A noite, como Pink e o Cerebro, planejamos o que fariamos nos outros dias. Mas ao inves de tentar conquistar o mundo de cara, uma cidade de cada vez.

Nao percam o proximo capitulo: Luzern e Mt. Pilatus! Simplemente imperdivel!

29/06/2011

Suica - 3 dia - A Fantastica Fabrica de Chocolate!!!!

O terceiro dia foi um deleite gastronomico! A Suica eh conhecida por seus deliciosos, fantasticos, saborosos, perfeitos chocolates suicos e pela fabricacao de queijos Emmental e Gruyeres.

Para chegar a esses lugares foi uma aventura multi-modal (olha a nerdice com termos de logistica e que quer dizer que sao utilizados diversos meios de transporte para a "mercadoria" chegar ao destino final). Mas eh muito bacana sair daquele tradicional passeio feito por operadoras de turismo.

Comecamos pegando o trem ateh Berna, e de Berna para Friburgo. Em Friburgo pegamos o onibus ateh Bulle e de lah tivemos que pegar um trem GIGANTE ateh Broc, onde eh a fabrica da Cailler (marca que hoje eh da Nestle). De uma olhada no tamanho do trem: fiquei impressionada! : P

Com esse trem chegamos em pouco tempo a Broc. Jah na estacao o cheiro de cacau inebria os pulmoes! E mesmo antes de chegar a cidade eh possivel ver o Maison Cailler se aproximando! Para os corajosos, segue o link do site: Maison Cailler.

A organizacoa eh impressionante. Eles tem passeios em ingles, alemao, frances e espanhol. Voce recebe o ticket com o nome do seu grupo e eh orientado a acompanhar nas telas. Como num aeroporto, seu grupo eh chamado para o portao de embarque. Enquanto isso voce pode se deliciar na loja, num cafe e/ou em um cineminha. Esse era o grande problema. Como sobreviver na loja? O que comprar? Os chocolates Cailler sao uma marca fina e tem pra todos os gostos. Um problemao! Entao, como as vezes uma imagem fala mais que mil palabras...

No passeio conta-se a historia do cacau e do chocolate, mas a parte mais interessante fica na questao da producao e, logicamente, da degustacao! A producao eh bem interessante - inclusive com varias sacas de cacau, nozes, amendoas (pode-se experimentar tambem). Passa-se tambem pela linha de producao. E finalmente chegamos na parte de degustacao! Essa sim foi um sonho. Normalmente quando se fala em degustacao no Brasil a gente sempre l^e nas entrelinhas: uma porcao mirrada da mercadoria e um delicado: "muito obrigada, agora vaza!". Na Cailler nao eh bem assim nao. Alem de ter um banquete com todos os tipos de chocolate em quantidades infindaveis, ninguem fica te vigiando. Basta dizer que comemos ateh nao aguentar mais. Sai de lah hiperativa (sugar rush) e com desejo de comer algo salgado. E, "por sorte", a proxima parada seria na cidade de Gruyeres onde fabricam os famosos queijos.

Gruyeres eh proxima a Broc. Eh uma cidade pequenina tambem, muito lindinha, com um castelo no alto. Pena que chegamos tarde, entao nao pudemos explorar o castelo. Mas a fabrica fica lah embaixo. Ao entrar voce recebe um audioguide e uma porcao para degustacao de tres tipos de gruyere (6, 8 e 12 meses). Mas o destaque fica para o audioguide que vai narrando o processo. Ateh ai nada de especial, neh? Mas o legal eh que a "pessoa" que narra o processo eh uma vaca! hehehhehe Achei muito bacana a ideia. Totalmente original. O passeio foi interessante, mas deve ser mais ainda quando voce vai cedo, pois efetivamente pode ver os funcionarios trabalhando. O queijo eh feito duas vezes ao dia, todos os dias.

Da fabrica subimos para a cidade e passeamos um pouquinho. Como nao fomos ao castelo por causa do horario de funcionamento, ficamos andando pelas suas ruelas e admirando a vista lah de cima. Outro destaque unico da cidade eh o bar HR Giger.

HR Giger eh um famoso pintor, escultor, artista plastico suico que desenhou o Alien do filme. Ele tem um museu na cidade, mas soh de sentar no bar ao lado eh uma viagem. Ele eh todo em tematica do Alien. Eu amei! Quero abrir um em BH! :)

Apos um ice tea nesse inusitado bar, fomos para casa felizes da vida. Ah, detalhe: as cadeiras sao super confortaveis!

Esse foi o terceiro dia de viagem. Ainda nao estamos nem na metade!
Ateh amanha!

28/06/2011

Suica - 2 dia - Berna

Antes de comecar o relato do segundo dia, preciso confessar algo. Essa viagem foi um retorno `a infancia, mas naquela fase que estamos descobrindo o mundo e que perguntamos incessantemente sobre tudo! Coitados dos meus tios! hahahahhaha

Ok. Segundo dia de viagem e fomos para a capital da Suica: Berna (olha as aulas de geografia, hein!). Apesar de meu objetivo principal ser conhecer as belezas naturais e diferenciais do pa'is, nao tem como nao ir a algumas cidades.

Berna eh linda e com certeza vale a visita. O que primeiro me chamou a atencao foi seu desenho peculiar. Como voces sabem, sou alucinada com mapas. Entao quando acho algum que foge um pouco do padrao, me empolgo. Berna tambem eh cortada pelo rio Aare, mas o que fascina eh seu tracado peculiar e o visual da cidade velha (a foto abaixo nao eh minha, quem dera, mas eh perfeita!).

Chegamos `a Estacao Central, paramos no centro de informacoes turistiscas e fomos conhecer a cidade. O ideal eh caminhar, caminhar, caminhar! A primeira parada foi na frente do Parlamento (Bundeshauser). Infelizmente nao pudemos entrar, era um domingo, mas o predio eh muito bonito. Fiquei imaginando a torre de babel que sao as reunioes dos parlamentares, jah que um pedaco fala italiano, o outro frances, o outro alemao! Deve ser interessante! Nao deixe de aproveitar a vista do terraco atras do predio. A vista eh maravilhosa.

De lah seguimos pelas ruas do centro da cidade. Paramos no Zeitglockenturm para ver o badalar das horas e o movimento das figuras ao lado. Lembra bastante o relogio astronomico em Praga (nao sei qual foi construido antes). Importante eh que o ato final eh o cantar do galo (GALO DOIDO! hehhehe).

Continuamos andando ateh a Munster (a mais alta Catedral da Suica). A entrada da igreja eh maravilhosa, rica em detalhes. Os detalhes do portal, segundo a Wikipedia, sao uma representacao do Dis do Julgamento Final. Do lado direito, sem roupas, os nao-dignos, as pessoas m'as. A esquerda, vestidos de branco, os justos, dignos do ceu! Passei uns bons minutos admirando. Obs: Os cantoes suicos sao basicamente divididos em duas religioes: catolica e igreja reformadora suica. Muitas igrejas, como eh o caso da catedral, foram igrejas catolicas e apos a Reforma, passaram a ser igrejas protestantes.

Continuamos seguindo pela rua principal ateh chegar ao Baerengraben (o lar dos ursos). O simbolo de Berna, estampado em sua bandeira, eh um urso. Entao eles fizeram uma morada especial para esses ilustres animais `as margens do rio Aare. Eles sao muito fofos e nao estao nem ai para a multidao se espremendo para ve-los de perto.

Apos essa andanca toda, voltamos para casa para planejar o proximo dia de viagens. Quer saber o que decidimos? Se segure ateh amanha!