30/06/2011

Suica - 4 dias - Solothurn

Como voces podem ver ateh agora, cada dia teve uma peculiaridade que o tornou especial. O quarto dia nao deixa pra menos. Ficamos na cidade de Solothurn. Eh nessa cidade e seus arredores que se concentra a historia da familia Spichiger.

Essa charmosa cidade, com cerca de 18.000 habitantes, eh considerada a cidade mais barroca da Suica e tudo lah gira ao redor do numero 11. Desde o fato de que o Cantao foi o 11o a se juntar a Confederacao, ao fato de ter 11 igrejas e capelas, 11 fontes historicas, e ter tido 11 torres. Ateh a cerveja local chama-se 11 (Oufi no dialeto) e as escadarias da Catedral sao separadas em lances de 11!

Outro aspecto interessante eh a influencia francesa na regiao, jah que Bonaparte invadiu a Suica e incorporou essa parte ao seu imperio. A isso se devem um pouco da arquitetura e algumas das estruturas da cidade.

Chega de detalhes e vamos ao que interessa. Claro que comecamos o passeio visitando o papai! Ele nao estah lah, mas o urso Urs continua! Fiquei com muitas saudades de papis. Acho que ele iria ficar todo orgulhoso em apresentar seu pa'is. Mas saiba que voce foi muito bem representado por Tia Doris e Tio Sepp!



O nome Urs aqui eh famoso! Urs e Victor eram dois legionarios romanos que foram decapitados em Solothurn por sua crenca catolica. Em homenagem ao seu martirio e a varios milagres associados aos dois, eles foram promovidos a santos. Dai a catedral ser St. Urs Cathedral!

Infelizmente nao pudemos entrar na catedral, pois aconteceu um acidente que queimou parte de seu interior. Porem pudemos subir na sua torre e ter uma visao maravilhosa da cidade.




Logo ao lado da catedral fica o Old Arsenal Museum. O predio foi construido no inicio do seculo XVII e tem uma vasta colecao. Para quem gosta desse tipo de assunto, vale a pena. Tem tantas armaduras e espadas que daria para fazer um exercito! O destaque da colecao para mim foi um grande relogio da primeira grande guerra mundial. Fala serio, eh minha cara! Os detalhes sao fantasticos! Eu quero um!


Apos a visita ao museu, pausa para o cafe e a torta de Solothurn! OMG! Essa torta eh uma bencao! Pra mim ela eh melhor que muito chocolate (bold statement). Dah agua na boca soh de olhar na foto. Agora eh aguardar a visita dos tios no Brasil para saborea-la novamente.


Passeamos mais sobre as estreitas ruas do centro e seguimos em direcao `a cervejaria. A Oufi Bier lembra as nossas cervejas pilsner (apesar de eu nao entender nada do assunto, talvez o Juninho possa elaborar mais sobre o tema). Melhor do que a cerveja eh seu slogan. Achei simplemente sensacional. THE POWER OF POSITIVE DRINKING. Com um slogan desses, essa cerveja vai longe!



Meio litro de cerveja depois, eh hora de caminhar mais! Queimando o alcool e a torta, por favor! hehehhehe A cidade de Solothurn ainda tem algumas torres e pedacos das muralhas ainda bem preservadas. Fiquei viajando no tempo em que os burgos existiam e imaginando como deveria ser a vida naquela epoca (devia ser uma porcaria, especialmente para n'os mulheres. Os homens pelo menos podiam usar armaduras e duelar com espadas ao inves de armas de fogo - muito mais legal).



Esse dia foi mais light, mas muito importante para nos preparar para o que vinha pela frente. A noite, como Pink e o Cerebro, planejamos o que fariamos nos outros dias. Mas ao inves de tentar conquistar o mundo de cara, uma cidade de cada vez.

Nao percam o proximo capitulo: Luzern e Mt. Pilatus! Simplemente imperdivel!

Nenhum comentário: