04/07/2011

Suica - 5 dia - Lucerna e Mt. Pilatus

5o dia. Visitamos a famosa Luzern. Para mim, uma das cidades mais agradaveis da Suica. E com certeza, uma das mais visitadas. A cidade estava lotada!

Previsao do tempo anunciava que esse dia seria o melhor de todos na minha viagem: ceu claro e calor. Separamos esse dia especialmente para visitarmos a cidade pq tambem queriamos ir ao Mt. Pilatus. E foi por lah que nossa viagem comecou.

Monte Pilatus (2132m) fica nos arredores de Lucerna e permite uma vista deslumbrante da cidade e do lago Vierwaldstättersee. Existem duas maneiras principais de fazer o passeio, entao optamos pelo seguinte roteiro: subimos de teleferico e descemos de cogwheel train. O teleferico demora cerca de 30 minutos (primeira parte), mas desde jah voce sabe que o passeio vale a pena. A vista eh incrivel! Legal tambem eh que o teleferico passa dentro da floresta e varias vezes no caminho ser possivel ouvir o som dos sinos caracteristicos das vaquinhas. Possivel tambem eh acompanhar a subida dos corajosos que resolvem ir a peh. Corajosos pq soh para subir demora-se cerca de 4 a 5 horas!

Chegamos ao primeiro patamar, que jah eh bem alto. Lah tem um parque com um toboga gigante e atividades como arborismo (aquelas trilhas feitas para andar entre as arvores). Eh lah tambem que mudamos para o bondinho. Esse, bem maior, faz um percurso bem mais ingrime. Nessa hora confirmamos o que temiamos: o monte estava cercado de nuvens e provavelmente nao teriamos uma boa visao.

Dito e feito. Chegamos la em cima e o fomos envolvidos pelas nuvens. A vista maravilhosa nao po^de ser aproveitada, jah que nao dava pra ver nada a um metro de distancia. Mesmo assim nao deixamos de aproveitar. Lah em cima existem dois restaurants e um hotel. Aproveitamos entao para tomar um chocolate quente (a temperatura na montanha eh totalmente diferente, permitindo-nos esse luxo) e um apfelstrudel! Totalmente inesperado tambem foi ouvir um Alpenhorn. Esse instrumento caracteristico da Suica foi realmente feito para as montanhas! Impressionante como seu som se propaga nas alturas. Som melodioso, suave, envolto nas nuvens. Que paz! Nao foi possivel identificar a localizacao do artista, mas nao importa. Seu som deu um brilho especial `a visita.

O Monte Pilatus tambem eh conhecido pela lenda ter sido abrigo de dragoes na Idade Media. Nao, as mulheres feias nao se escondiam lah! Eram dragoes mesmo! Tem inclusive um caminho na pedra com quadros/pinturas explicando as lendas. Nesse momento me senti no livro Hobbit.

Apos uma manha deliciosa, resolvemos voltar para a cidade. Para a descida, fomos de cogwheel train, considerado o trem mais inclinado no mundo! E realmente o percurso eh bem ingrime! E o visual, sensacional! A descida dura cerca de 40 minutos e termina na cidade de Alpnachstad. De lah, pode-se voltar `a Lucerna por trem ou por barco. Fica a seu criterio! Voltamos de trem. Mas nao quer dizer que iamos perder a oportunidade de passear de barco! Pegamos o barco em frente `a estacao para chegar ateh o Verkehrshaus der Schweiz, o museu de transporte da Suica.

O museu de transporte eh um dos mais visitados da Europa e trata de todos os meios de transporte possiveis: trens, barcos, automoveis, onibus, avioes ateh estacoes espaciais! Por abrigar uma colecao vasta, o museu eh enorme e poderia muito bem ocupar um dia inteiro para sua visitacao. Por isso aconselho definir os pontos de interesse e ir direto a eles.

Sugestoes: a) o passeio que explica a construcao do tunel sob o Gotthard, ligando a Suica `a Italia. Ainda eh um dos maiores tuneis da Europa (com 16.4Km). Se nao me engano, foi o primeiro dessa magnetude a passar dentro dos alpes. b) o espetaculo interativo na parte de carros. Essa parte eh muito doida. A sua frente uma parede com varias prateleiras repletas de todos os tipos de carros de varias geracoes. Os carros sao divididos na tela em categorias e os participantes votam qual o modelo que tem interesse em saber mais. Escolhido o modelo, uma elevador hidraulico vai, em real time, ateh o carro e o traz a plateia. Ele eh apresentacao junto com sua historia e peculiaridades. Enquanto ele eh levado de volta, novo carro eh selecionado. Na rodada em que participamos foram escolhidos o Formula 1 e o Mini Cooper (modelo dos anos 70). Tecnologia de automacao que fascina. c) esse pra mim foi o mais divertido do museu, mas confesso que fiquei com dor de cabecao depois. Eh um simulador de voo de um caca que obedece a todas as suas manobras: giros, loops, mergulhos, etc. Nao imaginava que era tao dificil pilotar um ca’ca! Mas as manobras radicais valeram a pena. Demorou mais de uma hora para minha cabeca para de rodar depois! Hehehhehehe

Saindo do museu, pegamos um onibus para o centro da cidade (em Lucerna os onibus sao eletricos – energia limpa, olha que gracinha). Passeamos um pouco pelo centro da cidade e passamos pela famosa Kapellbrücke para voltar a estacao. Essa ponte, que sofreu com um incendio em 1993 mas que foi fielmente reconstruida, eh um dos simbolos mais fotografados da Suica. Ela eh toda de Madeira e contem varios murais contando um pouco da historia do pa’is. Deixamos a cidade jah com o sol se pondo e os bares e restaurant proximos ao rio completamente lotados!