28/06/2011

Suica - 2 dia - Berna

Antes de comecar o relato do segundo dia, preciso confessar algo. Essa viagem foi um retorno `a infancia, mas naquela fase que estamos descobrindo o mundo e que perguntamos incessantemente sobre tudo! Coitados dos meus tios! hahahahhaha

Ok. Segundo dia de viagem e fomos para a capital da Suica: Berna (olha as aulas de geografia, hein!). Apesar de meu objetivo principal ser conhecer as belezas naturais e diferenciais do pa'is, nao tem como nao ir a algumas cidades.

Berna eh linda e com certeza vale a visita. O que primeiro me chamou a atencao foi seu desenho peculiar. Como voces sabem, sou alucinada com mapas. Entao quando acho algum que foge um pouco do padrao, me empolgo. Berna tambem eh cortada pelo rio Aare, mas o que fascina eh seu tracado peculiar e o visual da cidade velha (a foto abaixo nao eh minha, quem dera, mas eh perfeita!).


Chegamos `a Estacao Central, paramos no centro de informacoes turistiscas e fomos conhecer a cidade. O ideal eh caminhar, caminhar, caminhar! A primeira parada foi na frente do Parlamento (Bundeshauser). Infelizmente nao pudemos entrar, era um domingo, mas o predio eh muito bonito. Fiquei imaginando a torre de babel que sao as reunioes dos parlamentares, jah que um pedaco fala italiano, o outro frances, o outro alemao! Deve ser interessante! Nao deixe de aproveitar a vista do terraco atras do predio. A vista eh maravilhosa.


De lah seguimos pelas ruas do centro da cidade. Paramos no Zeitglockenturm para ver o badalar das horas e o movimento das figuras ao lado. Lembra bastante o relogio astronomico em Praga (nao sei qual foi construido antes). Importante eh que o ato final eh o cantar do galo (GALO DOIDO! hehhehe).


Continuamos andando ateh a Munster (a mais alta Catedral da Suica). A entrada da igreja eh maravilhosa, rica em detalhes. Os detalhes do portal, segundo a Wikipedia, sao uma representacao do Dis do Julgamento Final. Do lado direito, sem roupas, os nao-dignos, as pessoas m'as. A esquerda, vestidos de branco, os justos, dignos do ceu! Passei uns bons minutos admirando. Obs: Os cantoes suicos sao basicamente divididos em duas religioes: catolica e igreja reformadora suica. Muitas igrejas, como eh o caso da catedral, foram igrejas catolicas e apos a Reforma, passaram a ser igrejas protestantes.



Continuamos seguindo pela rua principal ateh chegar ao Baerengraben (o lar dos ursos). O simbolo de Berna, estampado em sua bandeira, eh um urso. Entao eles fizeram uma morada especial para esses ilustres animais `as margens do rio Aare. Eles sao muito fofos e nao estao nem ai para a multidao se espremendo para ve-los de perto.




Apos essa andanca toda, voltamos para casa para planejar o proximo dia de viagens. Quer saber o que decidimos? Se segure ateh amanha!

Cambio e desligo!

Um comentário:

Márcia disse...

Me mata de inveja!!! Tô adorando... Bjos, Márcia