29/06/2011

Suica - 3 dia - A Fantastica Fabrica de Chocolate!!!!

O terceiro dia foi um deleite gastronomico! A Suica eh conhecida por seus deliciosos, fantasticos, saborosos, perfeitos chocolates suicos e pela fabricacao de queijos Emmental e Gruyeres.

Para chegar a esses lugares foi uma aventura multi-modal (olha a nerdice com termos de logistica e que quer dizer que sao utilizados diversos meios de transporte para a "mercadoria" chegar ao destino final). Mas eh muito bacana sair daquele tradicional passeio feito por operadoras de turismo.

Comecamos pegando o trem ateh Berna, e de Berna para Friburgo. Em Friburgo pegamos o onibus ateh Bulle e de lah tivemos que pegar um trem GIGANTE ateh Broc, onde eh a fabrica da Cailler (marca que hoje eh da Nestle). De uma olhada no tamanho do trem: fiquei impressionada! : P



Com esse trem chegamos em pouco tempo a Broc. Jah na estacao o cheiro de cacau inebria os pulmoes! E mesmo antes de chegar a cidade eh possivel ver o Maison Cailler se aproximando! Para os corajosos, segue o link do site: Maison Cailler.

A organizacoa eh impressionante. Eles tem passeios em ingles, alemao, frances e espanhol. Voce recebe o ticket com o nome do seu grupo e eh orientado a acompanhar nas telas. Como num aeroporto, seu grupo eh chamado para o portao de embarque. Enquanto isso voce pode se deliciar na loja, num cafe e/ou em um cineminha. Esse era o grande problema. Como sobreviver na loja? O que comprar? Os chocolates Cailler sao uma marca fina e tem pra todos os gostos. Um problemao! Entao, como as vezes uma imagem fala mais que mil palabras...




No passeio conta-se a historia do cacau e do chocolate, mas a parte mais interessante fica na questao da producao e, logicamente, da degustacao! A producao eh bem interessante - inclusive com varias sacas de cacau, nozes, amendoas (pode-se experimentar tambem). Passa-se tambem pela linha de producao. E finalmente chegamos na parte de degustacao! Essa sim foi um sonho. Normalmente quando se fala em degustacao no Brasil a gente sempre l^e nas entrelinhas: uma porcao mirrada da mercadoria e um delicado: "muito obrigada, agora vaza!". Na Cailler nao eh bem assim nao. Alem de ter um banquete com todos os tipos de chocolate em quantidades infindaveis, ninguem fica te vigiando. Basta dizer que comemos ateh nao aguentar mais. Sai de lah hiperativa (sugar rush) e com desejo de comer algo salgado. E, "por sorte", a proxima parada seria na cidade de Gruyeres onde fabricam os famosos queijos.

Gruyeres eh proxima a Broc. Eh uma cidade pequenina tambem, muito lindinha, com um castelo no alto. Pena que chegamos tarde, entao nao pudemos explorar o castelo. Mas a fabrica fica lah embaixo. Ao entrar voce recebe um audioguide e uma porcao para degustacao de tres tipos de gruyere (6, 8 e 12 meses). Mas o destaque fica para o audioguide que vai narrando o processo. Ateh ai nada de especial, neh? Mas o legal eh que a "pessoa" que narra o processo eh uma vaca! hehehhehe Achei muito bacana a ideia. Totalmente original. O passeio foi interessante, mas deve ser mais ainda quando voce vai cedo, pois efetivamente pode ver os funcionarios trabalhando. O queijo eh feito duas vezes ao dia, todos os dias.





Da fabrica subimos para a cidade e passeamos um pouquinho. Como nao fomos ao castelo por causa do horario de funcionamento, ficamos andando pelas suas ruelas e admirando a vista lah de cima. Outro destaque unico da cidade eh o bar HR Giger.

HR Giger eh um famoso pintor, escultor, artista plastico suico que desenhou o Alien do filme. Ele tem um museu na cidade, mas soh de sentar no bar ao lado eh uma viagem. Ele eh todo em tematica do Alien. Eu amei! Quero abrir um em BH! :)





Apos um ice tea nesse inusitado bar, fomos para casa felizes da vida. Ah, detalhe: as cadeiras sao super confortaveis!


Esse foi o terceiro dia de viagem. Ainda nao estamos nem na metade!
Ateh amanha!

Um comentário:

Clarinha disse...

Hummmm que delícia!!! Legal demais Dona Ings!!! Saudades de vc... Bjos