03/11/2010

E pq Neerlandes? Pra que?

Antes que alguns de voces me facam essa pergunta, eu vou responder. Inclusive alguns dos trainees acham uma virtude todo mundo aqui falar ingles e nao precisar aprender a lingua.
Nao eh o meu caso.
1) Adoro estudar linguas. Ao aprender uma lingua, voce acaba tendo que aprender tambem sobre a cultura, musica, costumes e habitos. Ateh pela estrutra da lingua tambem eh possivel entender o comportamento de um povo.
2) Como eh que uma pessoa passa um ano em um pais e nao aprende a falar um pouquinho da lingua? Isso me incomoda profundamente, apesar de nao incomodar a maioria. Estou aqui num intercambio e se a ideia eh sair da zona de conforto geral, vamos exercitar o cerebro!
3) Para o proprio emprego. Tudo bem que o neerlandes nao eh uma lingua universal como o ingles e o espanhol, mas mesmo assim eu sinto que estah fazendo falta no meu trabalho. Nao soh para possibilidades de ficar por aqui depois, mas principalmente para questoes de aprendizado. No estudo basico de gestao do conhecimento a gente aprende que o cafezinho e a conversa informal entre colegas de trabalho tambem sao uma forma importante de propagar o conhecimento e de, quem sabe, gerar novas ideias, projetos, etc. Os colegas que sentam-se proximos a mim sao belgas ou holandeses e as vezes discutem alguns aspectos dos projetos - coisas que para mim, como trainee, seria muito legal escutar/aprender, mas que estou perdendo por nao saber a lingua local. E convenhamos, seria muuuuuita petulancia minha interromper a conversa e pedir para eles ligarem a tecla SAP e falar ingles!
4) Entao pq soh agora estou me preocupando com isso? Bem, na verdade soh agora estou escrevendo sobre isso. Tentei me inscrever em um curso, mas nao havia mais vagas disponiveis.
Funciona assim: voce vai num local do governo chamado Casa do Neerlandes, se inscreve e faz uma minuscula prova de raciocionio. Ai ele te colocam em uma turma, baseado na suas necessidades, localizacao, etc. Mas eu soh pude ir no ultimo dia, por causa dos horarios de funcioanemento. E ai nao consegui vaga! E todas as escolas que procurei por fora sao associadas a esse centro. Bem, todas as escolas possiveis de pagar, neh. Pq o Berlitz tem aulas comecando o ano todo, mas nem meu salario integral seria suficiente para pagar o curso (quem sabe eles aceitam vale refeicao tambem, neh?)!

Tah vendo? Eh soh ficar um tempo sem escrever no blog que os posts viram verdadeiros artigos! hehhehe

Um comentário:

Lulu disse...

Tô aqui, acompanhando tudo de longe e caladinha... Mas agora resolvi me manifestar. Adorei sua iniciativa de viajar, trabalhar fora e, agora, aprender mais uma lingua. Dou a maior força!Se tá na chuva, é pra se molhar! Se foi pra aprender, aprenda tudo que puder! Vc vai tirar de letra e seu currículo vai ficar bonito! Bjos