05/11/2010

Feriado de 11 de novembro

Dia 11 de novembro eh feriado aqui na Belgica. O mais interessante eh o motivo: A celebracao do armisticio da 1a Guerra Mundial. Ok, para poupar o trabalho de voces, o armisticio foi assinado em um trem do Comandante das Forcas Aliadas, Ferdinand Foch na Franca em 11 de novembro de 1918.
A Belgica foi palco das duas grande guerras. Inclusive, algumas das batalhas mais memoraveis ou cruciais foram travadas no pais. Ainda nao tive oportunidade de ir a estes locais, mas jah estou me programando para isso.
Com relacao a primeira guerra, voce tem a cidade de Ypres - nos seus arredores ainda eh possivel ver as casamatas e os corredores das trincheiras. Estah tudo preservado. Eh lah que normalmente acontecem as cerimonias para celebrar o dia 11 de novembro.
No caso da Segunda Guerra, temos The Battle of the Bulge, in Bastogne. Umas das mais sangrentas batalhas, com certeza. Nesse local as tropas aliadas ficaram muito tempo sem conseguir avancar. Me atrevo a dizer que a vitoria dos aliados nessa batalha foi o principio do fim da guerra.
Para quem gosta, aconselho assistir o fantastico Band of Brothers - uma obra prima produzida por HBO, Steven Spielberg e Tom Hanks. Um dos meus capitulos prediletos trata justamente de Bastogne e Battle of the Bulge.

Pena que nao estarei aqui para ver as comemoracoes. Mas estarei muito ocupada passeando pelas ruas de Londres!!! : )

Um comentário:

Dani Castro 80 Royal disse...

Finalmente!!! Londres!!! Quero ver muitas muitas fotos!!! bjosss