29/04/2011

Ich bin Berlinerin

Sempre tive atracao pela Alemanha, mas nao entendia muito porque. Depois de muitas conversas filosoficas com a Natasha em nossa visita a Berlim, comecei a entender um pouco mais.
Basicamente os alemaes sao foda! heheheh Sua perseveranca, garra, e vontade sao unicos.

Pensar que um pa'is jovem (soh foi unificado em 1871) e que jah foi devastado por duas vezes, consegue se reerguer e sempre estar no topo. Na primeira guerra a Alemanha jah era uma grande potencia e deu muito trabalho ao resto do mundo. A guerra acabou, o pais foi destruido, inumeras e pesadas multas de guerra foram impostas, o crash acontece em 1929. E eis que de 1933 a 1938 o pais se ergue novamente e quase conquista toda a Europa. Nao estou aqui analisando as razoes, nem as doutrinas, as motivacoes. Soh estou fazendo uma leitura racional de seu desenvolvimento (sem julgamentos). Em 1945 o pais eh novamente arrasado, dividido em quatro areas de controle, novas punicoes, novas restricoes e.... voila. Lah estah a Alemanha novamente no topo, sendo o solido ponto de referencia da Uniao Europeia e da zona do euro.

A resiliencia Alemanha deve ser sempre admirada. E ai entra a segunda parte. Eh um pais consciente de sua culpa e que faz questao de nunca  esquecer! Por toda a Berlim voce encontra monumentos e placas relembrando e homenageando as etnias ou paises que sofreram nas maos da alemanha nazista. E tb ve monumentos homenageando seus inimigos.

Proximo ao Portao, uma representacao de tumulos em referencia ao massacre dos judeus.


Monumento em homenagem aos russos, que ajudaram a livrar a Alemanha da loucura nazista.

Locais de horrores que nunca devem ser esquecidos!

Um comentário:

Isabella disse...

Nunca devem ser esquecidos mesmo! E ainda tem uns doidos mundo afora q tentam afirmar q o holocausto não aconteceu...