29/04/2011

All and all it's just another brick in the WALL / Muro de Berlim

Berlim eh uma cidade extraordinaria.Com certeza, vale a pena a visita (ou varias).
Eh uma cidade jovem, com um povo muito cordial, atencioso (nada melhor para quebrar o estereotipo do alemao sisudo), cheia de historia, cultura e cenarios alternativos.


A mistura do velho com o novo eh feita lah de forma sutil, sem chocar os olhos do espectador. Sim, pq Berlim eh um espetaculo. Poucas palavras podem exprimir o sentimento de ver, tocar, "admirar" o Muro de Belim e o que representa na historia mundial. O Muro transcende sua materialidade para nos relembrar de um mundo dividido, um mundo que deixou de existir a cerca de 20 anos atras.



Nao se engane, essa divisao foi derrubada, mas novas surgiram. De qualquer forma, eh um belo lembrete do que o ser humano eh capaz de fazer quando utiliza-se de sua capacidade intelectual para subjugar outros.

Existem tres pontos principais com resquicios do muro na cidade. A primeira eh a East Side Gallery, onde mais de 1,3km do muro ainda estao preservados e que virou uma galeria a ceu aberto. Artistas de varias partes do mundo deixaram seu recado por lah. Proximo ao muro, varios bares para um drink `as margens do rio Spree.












O segundo lugar para ver o muro em sua forma mais crua eh na Postzdamer Platz. Lah voce obtem algumas outras informacoes, como mapas demonstrando a extensao do muro e fotos antigas do tempo que Berlim era subdividida em quatro partes: Franca, Reino Unido, EUA e URSS.




O terceiro site eh chamado hoje de Topografia do Terror. Ao longo desse pedaco de muro, uma exposicao foi criada contando toda a historia de ascensao do nazismo, a segunda guerra e algumas de suas implicacoes. Vale muito a visita pois a historia eh contada com muitas fotografias, recortes de jornais e textos da epoca. Muito bacana o formato e as informacoes nao sao encontradas em qualquer lugar.

Um comentário:

mamae disse...

imagino o quanto foi importante na sua vida essa viajem a BERLIN e a viajem no tempo .acredito na experiencia unica de ler e ver tudo ao vivo e a cores . Parabens filhinha voçe nos passa todas as suas experiencias e a gente viaja na sua viajem .