08/02/2011

Por falar em Luxemburgo

Luxemburgo pra mim continua sendo uma incognita. Nao sei muito o que esperar dessa viagem. Mas sei que uma de suas maiores atracoes eh um castelo que virou uma fortaleza, o que rendeu `a cidade o nome de Gibraltar do Norte, pois era quase impossivel invadi-la. Essa fortaleza era composta nao soh por seus muros, mas tambem por uma intrincada rede de vias, chamadas de casemates. Aparentemente sao 23km de ligacoes quem podem ser exploradas (o problema eh se perder lah no meio, imagino).

Outro fato que sei sobre Luxemburgo eh que, mesmo sendo um pais neutro, foi invadido pela Alemanha durante as duas grandes guerras. Deve ser por isso que apos a guerra, Luxemburgo se junta ao Benelux e mais adiante filia-se `a OTAN. E que em seu territorio, na regiao limitrofe `a Belgica (Ardennes), eh que acontece a Battle of the Bulge. (Bastogne e Battle of the Bulge sao para mim dois dos melhores episodios de Band of Brothers. So, educate yourself!!!!). Infelizmente nao poderei visitar esse local... ainda. Com certeza serao cenas dos proximos capitulos e meu ataque serah atraves das Ardennes belgas (como tambem foi o caminho das tropas aliadas).

Um comentário:

mamae disse...

isso que e uma aula de cultura !!!.eo orgulho de ler isso tudo .Filhinha ,graças a DEUS , existem pessoas especiais ,e voçe e uma delas .beijos mamae .