17/08/2010

Bruxelas - o resumo

Ao chegar em Bruxelas, como todo bom turista, fui direto para a praca principal, a Gran Place/Grote Markt. Eh um lugar magico, cheio de historia. Minha primeira visao foi do Hotel de Ville, que apesar do nome, abriga a Prefeitura de Bruxelas. O predio eh gigantesco e comecou a ser construido em 1402. Ao seu lado estao as Guilds, sao construcoes que abrigavam as unioes de trabalhadores da epoca. De frente a prefeitura, estah o Museu du Roi, onde estah a colecao das roupas do Manneken Pis (o menino mijao)e varios aspectos da historia da cidade. O conjunto te transporta para uma outra epoca : um dos lugares historicos mais bonitos que jah vi.


Quando finalmente cansei de admirar cada detalhe das edificacoes, me voltei para o Floral Carpet. Como tinha mencionado antes, eh um enorme tapete desenhado todo com flores. E olha a minha sorte. Achei que o evento era anual – mas na verdade ocorre de dois em dois anos ! Sorte demais, hein ! O negocio eh tao bem feito que nem aparenta ser de flores. Sua confeccao eh impecavel e eh realizado por uma associacao de floristas da Belgica.

Depois da Praca, como ainda tinha que esperar por uns amigos, resolvi sair andando a esmo, mas em direcao `a Catedral. A Catedral de Saints Michel and Gudule comecou a ser construida no seculo 13, num estico bem diferente a que estamos acostumados a ver no Brasil. Nao tem aquela abundancia de ouro, mas os vitrais me encantaram.

Meus amigos chegaram na cidade e entao fomos ao Magritte Museum. O Museum fica em um anexo do Museu de Belas Artes, na Place Royale. O Museu tem a biografia do pintor e a evolucao de seu trabalho ao longo dos anos, ateh chegar no surrealismo. Essa foto eu achei fantastica e estah na entrada do museu. Queria tambem ter ido nas outras partes do museu – parte antiga e moderna – mas tomaria o dia inteiro… entao fica para a proxima vez. : P

Voltamos `a Praca para tirar mais fotos do Floral Carpet e para nos debatermos com milhares de turistas para tirar foto do menino mijao. Ainda bem que jah tinham me avisado que ele eh bem pequeno. Mas fazer o que, tava lah de turista, entao tirei fotos tambem ! hehehhehe

Jah entardecendo pegamos o metro em direcao ao Parc Du Cinquantenaire. Paramos uma estacao antes para conhecer todo o conjunto de predios da Uniao Europeia. Para quem nao sabe, Bruxelas eh a capital da Europa. Eh lah que estao varios escritorios, grupos de discussao e principalmente, o Parlamento Europeu. Pena que para entrar no parlamento as visitas sao restritas a horarios complicados.

Como as pernas jah nao respondiam satisfatoriamente aos comandos, paramos um pouco no Parc Du Cinquantenaire. Varias pessoas brincando, fazendo pic-nic ou soh batendo papo deitado na grama. Mas esse parquet tem mais do que isso: tem alguns museus como o museu do exercito, museu da historia e arte e o autoworld (que eh um museu de carros). Esses tambem terao que ficar para a proxima.

Preparando-nos para voltar, logico que nao resistimos e compramos alguns chocolates belgas para devorar no caminho de volta! Papis, os chocolates belgas sao bons, mas nao chegam aos pes dos suicos! Hehehehhe Alem do mais, sao bem carinhos em sua maioria.

Resumidamente, esse foi nosso passeio a Bruxelas. A cidade eh bem bacana e estah sempre lotada de turistas. Confesso que em alguns momentos ateh perdi a paciencia, pq para andar na Grand Place estava impossivel. O importante eh que ainda tem muitas coisas para ver, conhecer, provar e com certeza voltarei lah.

Cenas dos proximos capitulos : fim de semana que vem estou pensando em conhecer mais uma cidade aqui por perto. Provavelmente Leuven. Sugestoes ?

3 comentários:

Dani Castro 80 Royal disse...

Ings... lembrei de um belga que trabalhou comigo no club que é de Leuven... vou pedir umas dicas pra vc... bjosssssssss

Diana disse...

Cade o menino fazendo pipi? OBS: essa foto, nao sei porque, me lembrou o Museu de NY, aquele que a Paty amouuuu e a gente rachouuuuu!!! Hahahaha saudades...

Unknown disse...

Eu acho que eu te avisei do tamanho do mijão, né? heheeh :)