08/05/2011

A todas as maes

Trilha Sonora do post: Chopin – Nocturne 20 in C Sharp minor

Nunca tinha pensado sobre o assunto antes, mas hoje meu interesse foi despertado pelo fato que a comemoracao do dias das maes nao eh universal. Bem, a comemoracao eh, soh a data eh que muda. Aqui na Belgica tambem eh no segundo domingo do mes de maio, mas na Romenia, por exemplo, eh junto com o dia internacional da mulher (08 de marco) e no Reino Unido eh em outra data.

Quero desejar um FELIZ DIA DAS MAES a todas as minhas amigas multi-uso que desempenham a mais belas das “tarefas”: criar um outro ser humano!

Putz, viajando um pouco aqui nessa ideia, nada mais fundamental. Que trabalho arduo ! Tarefa herculea ! Nao eh simplesmente alimentar, colocar pra dormir… como moldar essa pessoa ? Como transmitir a ela tudo o que jah aprendemos na vida para que ela evite os mesmos erros, mas sem deixar de viver, de tentar, de experimentar por conta propria ? Como ensinar-lhe sobre carater, virtude num mundo como o de hoje sem aprisiona-los em uma bolha protetora ? Como alerta-la sobre as escolhas que terah que fazer sem descarregar toda nossa ansiedade, frustacoes, expectativas ? Realmente eh um trabalho para A Mulher Maravilha !

Sim, o ser humano tambem eh produto do meio, do ambiente em que estah inserido, mas sua percepcao e interacao com esse espaco soh acontecerah num segundo momento, apos uma breve preparacao no ambiente familiar.

Minha familia eh um matriarcado de mulheres fortes, temperamentais, que fazem valer a sua opiniao ! Crescer nesse meio foi meio traumatizante, mas tem suas vantagens ! hehehheheh

Tenho muito orgulho de ter a mae que tenho e a licao que sempre ressoa em meus ouvidos : « temos que preparar os filhos para o mundo, entao vah ! ». Essa eu nunca esqueci, nunca vou esquecer. Mamis sempre foi a maior incentivadora das minhas aventuras pelo mundo e por isso serei eternamente grata.

Bubu, espero que o dia de hoje sejah magico e que o fim de semana tenha sido de comemoracoes, culminando com seu aniversario amanha!

3 comentários:

Clarinha disse...

Lindo demais... Saudades de você!!! Bjos

Kátia e Tatiana disse...

Lindo amiga! Amei... Cleia realmente fez um ótimo trabalho. E a resposta pras suas perguntas é: amor! Para criar uma pessoinha é preciso muuuuito amor!
Saudade mega gigante!
Bjo

Dani Castro 80 Royal disse...

Tati falou e disse... ser mãe é ser amor, transmitir amor e deixar que ele cresça sem limite =)
bjão