23/05/2011

Rotterdam

Umas duas semanas atras fui a Rotterdam por um dia. Fui com diferente proposito, mas aproveitei para conhecer um pouquinho dessa cidade.

Rotterdam eh diferente das demais cidades holandesas. Se voce espera ver aquela arquitetura tradicional irah se decepcionar. Isso acontece por dois motivos que estao inteligados: primeiramente, Rotterdam eh o porto de maior movimentacao da Europa e o terceiro do mundo. E o segundo motivo eh que, justamente por essa importancia, foi uma das cidades mais arrasadas pela 2a guerra mundial, sendo bombardeada incessantemente pelos nazistas.

Entao hoje Rotterdam eh um enorme canteiro de obras e o que se ve ao caminhar por suas ruas sao predios modernos, com estilos variados, alguns de gosto meio duvidoso.

Umas das suas obras mais conhecidas e um dos simbolos da cidade eh a ponte Erasmus (a foto abaixo nao eh minha, quem dera! hehehhe)

E a partir do desenvolvimento do porto vieram as industrias e os escritorios de multinacionais, tornando a cidade numa verdadeira Babel de racas, linguas e cores. Seus moradores sao de mais de 100 paises espalhadas por todos os continentes.

Nenhum comentário: