12/03/2011

Amsterdam

Amsterdam eh uma cidade diferente. Nao, nao eh soh pelo Red Light District e pelo consumo liberado de maconha nos coffee shops. Na verdade, essa eh soh uma pequena parte da cidade.

Cidade cosmopolita (dificil mesmo eh achar alguem nativo de Amsterdam), que pulsa liberdade, criatividade, liberdade. Nao poderia esperar menos de um pa'is que se desenvolveu em um local que pertencia `a agua.

Eu adoro mapas. Sou simplesmente alucinada. E para quem jah jogou Sim City e/ou sabe um pouquinho de historia, eh realmente interessante ver que todas essas cidades  "nasceram" as margens de algum rio importante da regiao. As cidades que tenho visitado ateh entao tem um desenho bem parecido: normalmente sao divididas em duas partes, o rio no meio. Mas nao Amsterdam. O que mais me encantou foi o mapa da cidade.

O desenho de sua cidade eh unico, todos os locais sao entrelacados por centenas de canais (de acordo com meu guia, sao 165). Realmente parece uma teia de aranha. Conseguir definir marcos para se localizar eh bem dificil! hehehhehe Mas talvez seja proposital. Pois nada melhor do que vagar sem muitas preocupacoes por seus canais, cruzar suas pontes, apreciar sua arquitetura caracteristica. E pq nao, tambem respirar cultura e historia.



No primeiro dia de nossa viagem, visitamos Anne Frank's house. Eu nao li o livro, mas sabia por alto da historia. O museu vale a pena a visita. Eh emocionante estar naquele local e quase vivenciar uma das mais famosas historias que exemplificam o sofrimento de familias judias durante a segunda guerra mundial. Para quem nao sabe, quase no final da guerra, proximo a libertacao da Holanda, as duas familias que estavam escondiddas a dois anos naquela casa foram encontradas (acredita-se que foram delatadas, mas ninguem tem certeza por quem). Todos foram separados e levados a Auschwitz. O pai de Anne sobreviveu e ap'os ter alguns de seus pertencentes devolvidos, encontrou o diario e resolveu publica-lo.

No segundo dia fomos ao museu de Van Gogh. Tambem vale a visita, apesar de achar o preco da entrada um pouco abusiva (e pela enrolacao dos outros andares, talvez para tentar justificar sua tarifa). Conhecia algumas de suas pinturas, mas nao sabia de toda a sua historia. Muito legal saber que ele morou um tempo em Bruxelas e ateh na Antuerpia. Alguns dos seus mais famosos quadros estao nesse museu, como o quadro dos Comedores de Batata - quadro do inicio de sua carreira e que nada se parece com os quadros vivos, coloridos, com tracos singulares de mais tarde.


Provavelmente a cidade eh ainda mais atraente durante a primavera e o verao. Em abril tem uma feriado muito famoso em que todos vao para as ruas comemorar. Quem sabe? : P

Nenhum comentário: