10/01/2011

SIS Card

Essa semana estive doente.Odeio ficar doente.
Tive que ir no medico e eh muito engracado, muito diferente. Saudade dos medicos brasileiros.
Primeiro: voce chega no endereco e eh um predio residencial comum adaptado para consultorio (pelo menos eh a impressao que dah do lado de fora). A medica nao tinha secretaria, entao tive que pedir ajuda a uma amiga "q q eu faco agora?". "Espera ai nessa sala e quando ela aparecer, voce a segue. Provavelmente ela nem vai saber seu nome!". Ok, isso foi super bizarro, mas foi como aconteceu. hahhaha

Mas esse nao era o motivo do post. O motivo era para comentar um pouco sobre o sistema de saude na Belgica. Todas as pessoas aqui sao obrigadas a se cadastrar no sistema de saude e se filiar a uma seguradora de saude. Ao fazer isso, voce recebe um cartao (tipo cartao de credito) com seu nome. Esse cartao chama-se SIS Card e eh o seu cadastro no sistema de saude. O bacana eh que esse cartao tem um chip com todas as suas informacoes (data de nascimento, endereco, nome completo, etc). Entao, ao chegar no medico, a primeira coisa que ele pede eh esse cartao. Ai ele pluga num leitor e extrai todas as suas informacoes. Por um pagamento adicional eh possivel abrir uma ficha universal contendo todo o seu historico medico. Bem legal, neh?

Mas nao existe tratamento medico gratuito na Belgica. Pelo menos foi o que entendi. Entao voce acaba a consulta, paga o medico e pede o reembolso. No caso do meu plano, acho que eles devolvem 75% do valor da consulta. Mas isso quando eh o valor "tabelado". Quando voce vai num especialista e ele cobra mais do que esse valor, voce soh pode pedir reembolso sobre o valor base. Entao eh melhor nao ficar doente por aqui! : P

O cartao de residente tambem tem um chip com todos os seus dados, entao quando voce vai numa reparticao publica voce nao precisa ficar repetindo informacoes. Eh soh inserir o cartao no leitor e pronto... o atendente tem tudo ali na tela do computador. Bem pratico. E um excelente benchmarking, nao?

3 comentários:

Unknown disse...

Sim todos os tratamentos médicos são pagos,mas convém dizer que o sistema de saúde na Bélgica é um dos melhores da Europa.

Abraço.

Márcia disse...

Oi Trutinha!
O que aconteceu com você? Já está melhor?
Dê notícias!
Bjos

Central Coração disse...

Tomara que tenha sido algo bem simples, tipo uma ressaquinha, uma gripinha ou coisa assim...inha.
Abração e muita saúde for you!!!