23/11/2010

Cabinet War Museum - Londres


Continuemos entao o explorar com riqueza de detalhes algumas das melhores atracoes de Londres. Essa pra mim foi uma grata surpresa. O Cabinet War Rooms and Churchill Museum sao dois museus criados no verdadeiro bunker onde Churchill e seus comandados se reuniam e passaram a reger o pa'is durante a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945). O bunker foi fechado em 45 e somente reaberto nos anos 70. Isso permitiu que varias reliquias fossem preservadas, entao vemos desde o mobiliario original ateh os mapas utilizados pelos estrategistas da epoca (detalhe para o mapa do gabinete de reunioes, com uma pequena caricatura de Hitler desenhada a mao).

O bunker fica no centro da cidade, muito proximo ao Palacio de Buckingham, da Downing Street e do Parlamento. Em varias locais existem frases e comentarios de como, ao se esconderem no lugar obvio, eles evitaram o pior. Porque, como aprendemos lah, o bunker em sua estrutura original nao aguentava muita coisa e Churchill mandou instalarem uma gigantesca estrutura de metal para reforcar o local. De qualquer forma, se alguma bomba caisse diretamente sobre o predio acima do bunker e este ruisse, de nada iria adiantar a protecao extra.

Algumas curiosidades: Foi de lah que alguns dos pronunciamento de Churchill foram transmitidos ao vivo pelo radio. Lah tambem eh possivel escutar alguns trechos de conversas telefonicas do primeiro ministro com Roosevelt. (Eu jah sabia que Churchill era uma figura caricata, mas nao esperava que sua voz fosse digna de desenho animado. O que torna esse personagem ainda mais singular).

O local funcionava quase como uma pequena cidade e existiam alguns postos de trabalho que precisavam estar ocupados 24 horas por dia. E ver os relatos de pessoas que trabaharam por lah e que mesmo confessando que trabalhar para um homem como Churchill era bem dificil,  se sentiam privilegiados. Mas devia ser barra, pois ele chegava a trabalhar em media 18 horas por dia!

Num segundo ambiente do bunker foi criado um Churchill Museum falando sobre a historia da figura, desde sua adolescencia a sua entrada no exercito, na politica, nas artes (premio Nobel de Literatura) ateh se tornar essa lenda que teve papel fundamental para o desfecho da guerra e do retrato geopolitico atual.

No final, claro, a lojinha. Nessa eu vou confessar que tive que exercer grande poder de autocontrole e racionalidade para nao sair comprando dezenas de livros sobre Churchill e a Segunda Guerra Mundial. Um acervo fantastico. Me contentei com um livro apenas, mas que livro! hehehheheheh Vou gastar meses para ler.

Se voces tiverem interesse em ver algumas das gravacoes, filmagens e conhecer mais detalhes, acesse o site do museu aqui. Para visita-lo, reserve pelo menos 1 a 2 horas. O preco eh de aprox. 15 pounds.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ei Ingrid,

adorei a "nossa" viagem, qual o 'nosso' próximo destino?
To nessa, mesmo sendo através da sua narrativa e fotos.
London é muito rica em história.
Estou trabalhando muito por isso demorei para lhe visitar.
Beijo minha linda,
Tia Béia