01/09/2010

Alcatel Lucent

Tentei escrever esse post uma vez, mas a internet aqui deu pau,,, ai jah viu, neh?
Muitos de voces estao me perguntando sobre o meu trabalho e porque nao comento sobre ele. Entao ai vai:
A empresa que trabalho chama-se Alcatel-Lucent - eh uma multinacional presente em mais de 120 paises e que trabalho no ramo de telecomunicacoes. Ai vcs vao pensar: "pq nunca ouvi falar dessa empresa?" Pq na verdade ela nao trabalha com o consumidor fnal. A empresa trabalha com as grandes empresas de telefonia, vendendo desde novas tecnologias, aplicativos de celular, ateh a criacao de redes inteiras de comunicao (desde a instalacao dos sites, das redes, dos cabos, etc).  Basta dizer que tem dias que me sinto um graozinho de areia!

Estou trabalhando no setor chamado PMO - Project Management Office - Benelux. Esse setor eh responsavel por dar o suporte necessario a nossos project managers, para que eles possam desempenhar suas funcoes com mais qualidade e eficiencia. Isso vai desde melhoria de processos, mudancas e criacao de ferramentas, melhores praticas, etc.

No primeiro mes fiquei a maior parte do tempo fazendo treinamentos online na intranet da empresa para tentar entender um pouquinho. Sao inumeros processos e regulamentos - sem contar que estou tentando aprender um pouco sobre as acronimos e abreviacoes, sobre as tecnologias, sobre os projetos. Eh muita informacao! Mas estou adorando.

Agora estou efetivamente colocando as maos na massa. Jah criei um plano de acoes para esses proximos meses e pretendo fazer um trabalho/projeto sobre melhores praticas e licoes aprendidas.Fiquei principalmente motivada nessa parte, pois eh Gestao do Conhecimento, area que adoro. Pena que nao trouxe meus livros! hehehehhe

Que mais? A nossa equipe eh formada por 6 pessoas, sendo que tres estao na Holanda e tres na Antuerpia. Provavelmente ainda este mes irei para a Holanda conhecer os project managers de lah! O meu chefe eh um cara muito bacana. Conhece muito da empresa, super centrado, paciente (responde todas as minhas milhares de perguntas). - estou aprendendo muito com ele.

Sei que o trabalho nao vai ser facil, pois parte do meu trabalho eh tentar convencer aos project managers a utilizarem com mais frequencia uma ferramenta gerencial que eles nao gostam muito! Mas isso eh que eh bom. Se tivesse saido do Brazil pra ficar fazendo trabalhos monotonos e rotineiros em que nao precisasse utilizar minha massa cinzenta, era melhor nao ter vindo.

Ao longo do ano vou falando de outras praticas que acho muito interessantes na empresa. Ateh mesmo para esse post nao virar um livro (e eu ter o que escrever por um ano, neh!).

Segue link de um video promocional da Alcatel (sim, eles tambem estao presentes no Brasil):

Alcatel-Lucent: because the world is always on

2 comentários:

Dani Mãe da Sophia... BH,MG disse...

Adorei o post esclarecedor =)
E fico mais orgulhosa ainda dessa amiga de ouro que eu tenho!
Veja se eles precisam de uma secretária executiva em algum escritório... quem sabe eu consigo um lugarzinho nesse mundão da Alcatel também!!! Parabéns de novo pela conquista e aproveita muito essa oportunidade... big time! HUGEEEE
take care! miss uuuu lots and lots

Keke disse...

Agora sim entendi o que vc esta faznedo e tenho ainda + certeza que gente fina é outro depto.

Brilha muito ai, truta!!!!