26/08/2010

Desculpem a demora, mas esse poste eh sobre o domingo passado. Fui conhecer Leuven, uma conhecida cidade universitaria aqui da Belgica. Apesar de ter curiosidade de conhece-la, o motivo principal da minha ida foi encontrar uma amiga que nao via a uns oito anos, neh Carol? Carol tah morando aqui com o namorado, olha a coincidencia! O mundo eh um ovo!!!


Enfim, Leuven eh uma cidade super pequeninha e aconchegante. Bem gostosa de visitar. Achei interessante sua geografia. Ela eh cercada pela "avenida do Contorno" deles que, segundo minha guia Carol, tem no total 6km! hehheheh E no meio desse circulo, exatamente no meio, estah o centro da cidade, com a Prefeitura e a Igreja de St Pieters. A prefeitura eh muito parecida com a de Bruxelas, guardadas as devidas proporcoes.



Para os apaixonados por cerveja, a fabrica da Stella Artois eh a primeira coisa que se ve da cidade, ao chegar de trem. Eles tem ateh as girias, nomes carinhosos para ela. Mas isso nao quer dizer que vc tambem nao possa pedir das outras cervejas!

Mas para mim, dois lugares totalmente inesperados foram gratas surpresas e que nao tinham no meu mapa como pontos turisticos. O primeiro eh a Beguinage - eh praticamente uma vila com inumeros predinhos medievais. Beguinage na verdade significa "mulher religiosa". Nessa vila moravam as viuvas e as solteironas que queriam independencia e abdicavam de tudo, fazendo voto de pobreza, fazendo trabalhos voluntarios, etc.O lugar eh magico. E hoje eh da universidade e existem funcionarios e professores morando nos predinhos. Deve ser uma experiencia fantastica.



O outro local foi o castelo. Era realmente um castelo. Agora eh um predio da universidade catolica de Leuven e abriga a faculdade de engenharia. Acredito que deve ter muito aluno tomando bomba por frequencia porque os jardins em volta do castelo sao lindos. Otimo lugar para refletir, descansar, passear, fazer picnic… nao estudar!



Infelizmente tive que vir embora, mas segue abaixo o link para mais fotos:

http://picasaweb.google.be/ingsds/Leuven

2 comentários:

Dani Mãe da Sophia... BH,MG disse...

Deu mais saudade de vc.. e muita da Carol... ela é uma fofa! Combinem de encontrar outras vezes e mande um bjo por mim e Sophia; bjao pra vc!!! na bunda hehehe

Paula Almas disse...

Então, me fala... antes de ir pra Bélgica vc tinha ouvido falar nas "beguinage"? Primeira vez que ouvi falar nisso foi em Amsterdã e logo em seguida fui pra Bélgica... aparentemente esse negócio era muito comum nessa parte da Europa... Na Holanda havia histórias de perseguição que sofreram, pois se mantiveram católicas (escondidas), enquanto todo o país era protestante. Só que não lembro de ter acontecido isso na Bélgica não...